Como o ERP na modalidade SaaS impulsiona o crescimento das empresas

ERP Nuvem

A transformação digital está mudando fundamentalmente o valor do software ERP. Além disso, ela incentiva as empresas a repensarem suas estratégias tecnológicas e irem além dos antigos sistemas ERP e de back-office. Com isso, agora, o sistema de gestão permite que as empresas transformem a tomada de decisões e aprimorem os resultados empresariais. E isso, claro, na nuvem.

Mas essa jornada para a nuvem não é tão simples. Separamos alguns tópicos importantes a serem abordados ao longo da trajetória afim de facilitar o caminho. Entre eles, qual o momento de migrar para a modalidade SaaS e quais os benefícios da nuvem. Tudo isso pensando em um objetivo maior: o crescimento da empresa. Confira!

O momento de migrar para nuvem

As necessidades cruciais para uma migração mudam com o crescimento das empresas, mas isso nem sempre é óbvio para a organização. Nas médias e grandes empresas, um indicador é relacionado com a expansão das operações e a inclusão de novos locais. Nesses casos, um número cada vez maior de colaboradores precisará de transparência, visibilidade e informações em tempo real.

Outro indicador importante de que a tecnologia atual não está mais atendendo às necessidades da empresa é quando há dificuldade em conectar os dados entre as diferentes funções. Essa situação cria um verdadeiro desafio na hora de compor uma visão abrangente das operações de negócios.

Este é o momento em que as abordagens que talvez tenham dado certo no passado deixam de ser adequadas, pois há necessidade de ferramentas de gestão mais abrangentes. As organizações passam a precisar de uma única “fonte da verdade”. E, mais do que isso, precisam de transações sem atritos, recursos de processamento instantâneo de pedidos e níveis mais altos de engajamento. Sempre mantendo o foco externo em atender às exigências dos clientes em tempo real, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Benefícios da nuvem

De um modo geral, as soluções baseadas na nuvem são consideradas despesas operacionais. Como essas soluções têm um custo de entrada menor em comparação à modalidade on-premise, as soluções baseadas na nuvem tornaram-se o método moderno de implantação do ERP preferido por um número cada vez maior de organizações de todo porte. O software habilitado para a nuvem oferece um sistema ERP flexível, ágil, configurável, rápido de implementar e escalável.

As soluções em nuvem também são atraentes por causa da capacidade de atualizar e aprimorar os recursos continuamente. Os aprimoramentos do software podem ser compartilhados automaticamente para todos usarem a versão mais recente dos recursos. E mais, a conectividade dos recursos baseados na nuvem garante que todos trabalhem com as mesmas fontes de dados cruciais.

Embora a nuvem já tenha sido atraente acima de tudo por causa do preço mais baixo (o modelo “pague pelo que você usa”), hoje os verdadeiros atrativos são a facilidade de implantação, a gestão eficaz e a capacidade de integrar recursos no atual ambiente de TI da empresa.

Como o ERP na nuvem ajuda no crescimento

O ERP pode desempenhar um papel importante no crescimento da empresa aprimorando as operações para melhorar tanto a posição competitiva como a flexibilidade no longo prazo.

Além disso, a economia digital exige que o ERP em nuvem ofereça suporte à inovação e facilite as mudanças nos processos e práticas de negócios para toda a organização. Por exemplo, os pacotes de software ERP habilitados para a nuvem estão se tornando cada vez mais inteligentes com aspectos cognitivos como aprendizado automático, aprendizado profundo, processamento de linguagem natural e analítica avançada em grandes conjuntos de dados preservados e, em muitos casos, usando IUs que facilitam a navegação e a obtenção de insights.

Essas soluções ERP habilitadas para a nuvem, com inteligência integrada, permitem que os usuários estabeleçam processos e decisões de negócios orientados por dados mais impactantes com maior rapidez, reduzam o TtV e melhorem significativamente a capacidade de gerar mais receita, fluxo de caixa e crescimento lucrativo. Além disso, um aspecto fundamental para a rentabilidade é que os custos operacionais são reduzidos, uma vez que as tarefas rotineiras são simplificadas, os erros humanos eliminados, os processos básicos de negócios automatizados; e a necessidade de outras pesquisas detalhadas, extração de dados e análise é eliminada.

Quer fazer parte dessa transformação digital e impulsionar o crescimento da sua empresa? Entre em contato com um de nossos consultores. Eles estarão à disposição para tirar todas suas dúvidas.