Quatro tecnologias que farão diferença na Indústria Farmacêutica (Parte 2)

Tecnologias: IA (Inteligência Artificial), IoT (Internet das Coisas), Nuvem, Robótica Avançada, Mobilidade, Blockchain, Realidade Aumentada. Tudo isso de alguma forma já está aplicado na indústria farmacêutica ou no radar de CEO’s, CFO’s, CIO’s, CMO’s e COO’s.

No entanto, algumas empresas ainda precisam se adequar a essa nova era. Por isso, separamos outras quatro tecnologias que farão a diferença na Indústria Farmacêutica. Confira!

IoT (Internet das Coisas)

O uso de sensores de IoT associados a outras tecnologias facilitam o controle e acesso a informações para auxiliar na redução de perdas, diminuição de riscos associados à ANVISA, além de dar velocidade à operação, confiabilidade, maior conhecimento da produção e reduzir custos.

Deep Learning

A inteligência artificial possibilitará capturar e analisar grandes quantidades de informações para auxiliar laboratórios no desenvolvimento de novos medicamentos ou aprimoramento de antigos. E mais: essa tecnologia tornará a indústria farmacêutica mais eficiente. Da eliminação de falhas no encapsulamento a usos bem mais sofisticados, como algoritmos que fazem indicações terapêuticas, previsão de efeitos colaterais e auxiliar em novas formulações.

Realidade aumentada

Problema técnico na linha? Não é preciso chamar o plantonista. Ele pode com aqueles óculos e à distância “entrar” na linha e auxiliar o pessoal do local. Será que o batom ficará bom? Aplicativos já simulam os efeitos de cosméticos – o batom, o corretivo, o blush – no corpo da consumidora

Impressão 3D

Sim. Há um mundo de possibilidades que, em matéria de saúde, não se limita a impressão de próteses e a síntese de órgãos humanos. Na área farmacêutica, já se vislumbra por exemplo a impressão de comprimidos com doses personalizadas ou combinação de medicamentos num único comprimido. Além disso, formas diferentes a um mesmo tratamento, ou até combinar diferentes medicações. Vale dizer que a primeira impressora de medicamentos foi aprovada pelo FDA em 2015.

Quer saber mais sobre o assunto e como adequar a sua empresa à essa transformação digital? Baixe o nosso e-book ou entre em contato com um de nossos consultores!

ebook industria farmaceutica gestão futuro da indústria