Indústria Farmacêutica: aprenda a definir uma estratégia para obter ganhos reais de performance

SAP na Indústria Farmacêutica
Por Enginebr
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A Indústria Farmacêutica parece andar na contramão da maioria dos outros setores da economia no país. Isso porque, mesmo com o cenário econômico desaquecido dos últimos anos, a projeção é que os varejistas farmacêuticos alcancem um crescimento de  5% a 8% até 2020, segunda pesquisa da IQVIA.

Com isso, o Brasil deve se tornar o 5º maior mercado mundial, ultrapassando a França, dona da posição atualmente. Nada mal para quem estava na 7ª posição em 2015 e passou a ser 6º colocada em 2017, atrás apenas de EUA, China, Japão, Alemanha e França.

Hoje, os recursos baseados em localização e o uso em larga escala de smartphones e outros dispositivos 3G e 4G ajudaram as empresas da Indústria Farmacêutica a encontrar novas maneiras de envolver os pacientes e fornecer serviços úteis que podem melhorar suas qualidades de vida. Por exemplo, os fabricantes de Clarityn criaram um aplicativo que fornece aos usuários informações detalhadas sobre a contagem local de pólen e onde encontrar medicamentos próximos para ajudar a aliviar os sintomas sazonais da alergia.

Além dos aplicativos, a tecnologia pode ser usada para coletar dados do paciente em tempo real. Imagine, por exemplo, um monitor cardíaco que possa detectar batimentos irregulares e enviar essas informações para um dispositivo inteligente. Esses dispositivos poderiam então “falar” e fazer automaticamente uma chamada de emergência para um profissional de saúde especificado.

Essa nova geração de sensores abre um mundo inteiro de possibilidades para a Indústria Farmacêutica – para coletar informações direcionadas para pesquisa, eficácia e conformidade.

Na área de saúde, estamos vendo dados de registros médicos eletrônicos (EMR) reunidos com dados genômicos e genéticos; dados financeiros; e dados relatados pelo paciente para fornecer informações sobre quais terapias fornecem o maior valor geral e com o menor custo.

As organizações de atendimento responsáveis incentivam melhores resultados para os pacientes, reembolsando os profissionais de saúde com base em resultados e medidas de qualidade. Usando dados de EMR e informações de prescrição eletrônica, médicos e empresas de seguros podem acompanhar melhor os resultados dos pacientes a longo prazo, um elemento crítico para os provedores demonstrarem seu desempenho e, portanto, serem adequadamente reembolsados.

As empresas farmacêuticas também precisarão colaborar nessa frente e usar esses dados direcionados para melhorar áreas como desenvolvimento de produtos, atender às necessidades das seguradoras e fornecer evidências convincentes dos benefícios de um medicamento.

Tradicionalmente, os dados são usados ​​em silos, mas esses novos serviços ajudam a encontrar oportunidades para usá-los de várias maneiras diferentes, liberando muito mais potencial. Por exemplo, em P&D, o estabelecimento dessa metodologia permite o uso de dados de ensaios clínicos em simulações, o que pode gerar descobertas com menor custo e menor risco.

Os serviços de dados também permitirão que as organizações de P&D organizem dados de vários pontos de venda, incluindo organizações contratadas de pesquisa, instituição acadêmica, parceiros de laboratório e institutos de saúde pública. Isso permite novas soluções criativas e um maior entendimento sobre a eficácia e segurança de medicamentos e dispositivos.

Até o momento, o mercado de nuvem serviu principalmente como uma ferramenta para equipes de vendas e marketing na maioria das empresas farmacêuticas. Mas isso está mudando rapidamente. Hoje, esse mercado está se adaptando para atender às necessidades de todas as áreas das ciências da vida e demonstrou ser particularmente útil na superação de problemas de IP, segurança e permitiu que muitas empresas reduzissem os custos operacionais. 

Mas é o acrônimo “PaaS” que pode ter a maior aplicabilidade no setor. “Plataforma como serviço” é uma solução completa e pré-integrada que facilita a implantação de aplicativos sem o custo e a complexidade de comprar e gerenciar os recursos subjacentes de hardware, software ou hospedagem. A plataforma pode ser usada para desenvolver, testar e executar aplicativos de negócios rapidamente.

Durante séculos, o progresso farmacêutico resultou de avanços na ciência. O laboratório era um espaço bastante confinado; a informação científica era relativamente protegida. Hoje, a ciência é aprimorada por novas tecnologias, como Inteligência Artificial, que nos ajuda a rastrear a descoberta e o desenvolvimento de compostos químicos com eficiência sem precedentes, acelerando a descoberta de medicamentos. Combinar IA com outras novas tecnologias, como a edição do genoma, nos ajuda a entender melhor as doenças.

No entanto, as tecnologias digitais trazem mudanças culturais. E elas ampliam o espectro de disciplinas necessárias para impulsionar o progresso científico. Químicos, biólogos e todos os outros cientistas naturais permanecerão críticos. Mas, para ter sucesso, precisamos cada vez mais de cientistas de dados e afins. Para que as empresas prosperem, será essencial derrubar barreiras entre disciplinas e acelerar a colaboração em P&D.

Ao mesmo tempo, as empresas devem prestar atenção ao fato de que pesquisadores de todo o mundo agora tem acesso a uma vasta quantidade de conhecimento de código aberto. Nesse ambiente, é crucial fazer parte dessa comunidade global de pesquisa, bem conectada com os principais cientistas e instituições em todo o mundo.

Nossa velocidade de aprendizado deve ser maior que a velocidade na qual nosso ambiente muda. A boa notícia é que a digitalização não apenas aumenta a velocidade com que nosso ambiente muda, mas também oferece inúmeras oportunidades para aumentar a própria curva de aprendizado.

As empresas farmacêuticas enfrentam problemas complexos que se tornam mais desafiadores a cada dia. A globalização está apresentando seu próprio conjunto de desafios que abrangem vários níveis da maioria das organizações farmacêuticas – do marketing à regulamentação. 

Alguns dos fatores que corroboram para essa evolução da indústria farmacêutica no cenário nacional são o aumento da expectativa de vida; novas tecnologias; medicamentos genéricos; preocupação por parte dos brasileiros com seu bem-estar e saúde; e fusões e aquisições.

Inovação versus gestão da empresa no presente

O especialista em estratégia e inovação Vijay Govindarajan destaca em seu best seller “The Three Box Solution” que uma estratégia de sucesso só é sustentada se inovação (empresa do futuro) e gestão da empresa no presente andarem de mãos dadas com a coragem de abandonar os valores e práticas que amparam o negócio atualmente e que não servirão para a empresa de sucesso que precisa existir no futuro. 

Os gestores das empresas, principalmente CEOs, CFOs e os responsáveis por estratégia, deverão apoiar este crescimento com uma cultura de inovação sem esquecer de investir na eficiência da gestão presente. Afinal, é a que garantirá a continuidade da geração de caixa de forma consistente para financiar o futuro.

Vale dizer que uma gestão eficiente do negócio presente é mais evidente nas empresas que mantém posição de liderança consistente.  Uma vez que elas conseguem administrar o negócio fazendo a correta sintonia dos indicadores de performance que realmente agregam valor e que criam uma cultura de mudança que não tenha apego ao que já existe para sustentar o negócio hoje.

Além disso, a gestão eficiente também está diretamente associada à escolha de um modelo de administração. Ou seja, o ideal é que os processos e sistemas que permitam o crescimento consistente gerem pouco impacto na cultura de mudança e que não suguem as energias da pesquisa e desenvolvimento que criará a empresa futura.

Para mostrar como isto pode ser feito, levantamos alguns casos reais e benchmarks de indicadores de performance de empresas do setor farmacêutico para ilustrar a importância de olhar o futuro sem esquecer do presente. Confira!

O ciclo virtuoso da Transformação digital na Indústria Farmacêutica

“Considerando que o mercado farmacêutico está em contínuo crescimento, é necessário que as empresas façam investimentos pensando em manter o ciclo virtuoso no setor. Para isto, é fundamental adotar tecnologias disruptivas (inteligência artificial, Internet das coisas (IoT), Big Data) e aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Mas, ao mesmo tempo, nunca esquecer de deixar uma infraestrutura de processos e sistemas de gestão que possam garantir sem traumas o crescimento sustentável”. comenta Gabriel Robert, CEO da Silimed, empresa especialista em implantes de silicone para diferentes indicações.

Enquanto o mercado evolui por meio da indústria 4.0 com novas tecnologias denominadas “inteligentes”, pode observar uma nova revolução industrial chamada Indústria 5.0. Nela, há novamente o toque humano, em que homem e máquina se colaboram visando uma precisão de alta velocidade da automação industrial com as habilidades de pensamento cognitivas e críticas dos seres humanos. Esta simbiose tem como objetivo alcançar o individualismo do consumidor em sua procura, que tendem a ser mais personalizados e customizados a suas necessidades.

Crescimento e a importância dos recursos humanos na Indústria Farmacêutica

Ter uma empresa inteligente no futuro implicará em investir em novas tecnologias que atendem não somente a gestão e controle internos de seus negócios, como também ter foco nos recursos humanos. Com estes dois grandes recursos aliados será possível entender cada vez mais o perfil do consumidor e do público-alvo, o que será fundamental para manter a competitividade.

“Os investimentos em P&D e a adoção de práticas e tecnologias que tragam maior competitividade representarão geração de novos empregos, fator necessário para a retomada de uma agenda positiva ao país. Capacitar e preparar os recursos humanos para a transformação digital que está acontecendo hoje é uma questão de sobrevivência”, explica Fabio Barnes CEO da Engine, empresa especializada em melhoria de gestão para a indústria farmacêutica.

Indicadores de performance da Indústria Farmacêutica

Considerando o crescimento do mercado farmacêutico, um ponto-chave para o sucesso dos gestores e empresas do setor é possuir a capacidade de fazer análises mais complexas do perfil dos consumidores e das tendências tecnológicas. Porém, sem desconsiderar todas exigências governamentais e de seus órgãos reguladores.

Estes desafios se estendem à gestão de lançamentos de novos produtos; registros e versionamento de documentos regulatórios exigidos por lei; e controle de medicamentos com rastreabilidade desde a fabricação até o consumo pela população, conforme determinação da Lei 11.903. Neste último quesito, o objetivo é passar uma maior segurança aos pacientes em relação aos medicamentos utilizados, até um maior controle de produção e de logística, além de facilidades de fluxos e manutenção de padrões regulatórios de conformidade.

Para manter a saúde e continuidade dos negócios do setor, a tecnologia da informação tem disponibilizado vasta gama de soluções de classe mundial voltadas ao negócio que possibilitam forte automação de processos de forma integrada e informações gerenciais rápidas e confiáveis.

Toda indústria visa melhoria de seus resultados. Mas, com o segmento farmacêutico cada vez mais competitivo e seletivo, faz-se necessário aos C-Levels terem o negócio em suas mãos para que tomem decisões assertivas, levando em consideração a grande competitividade e individualidade imposta pelo mercado.

A empresa coreana Boryung Pharmaceutical Co. Ltd. relata que após realizar a implantação de seu sistema de gestão SAP conseguiu obter melhoria de 17% no desempenho das entregas feitas dentro do prazo. Além disso, melhorou a margem operacional em 4,5% para os produtos manufaturados, obteve 15% menos dias de matéria-prima no estoque e diminuição de 75% no tempo necessário para fazer o período de fechamento.

Um dos casos de sucesso no mercado nacional é o Aché Laboratórios Farmacêuticos. A empresa relata melhorias de performance após adoção de soluções de gestão empresarial. O Laboratório brasileiro obteve redução do tempo do processo de fluxo de caixa de duas horas para impressionantes três minutos. O tempo de extração de notas fiscais para a composição de transporte também foi reduzido de 30 minutos para menos de um minuto.

Em análise realizada nos clientes do segmento farmacêutico que utilizam as soluções de gestão empresarial da alemã SAP, líder no mercado de software de aplicações e que afirma que cerca de 77% das transações mundiais de faturamento tocam de alguma forma seus sistemas, aponta ganhos significativos de performance. Destacamos alguns abaixo:

  • 10% -30% de aumento na entrega feita no prazo;
  • 25% –30% de redução nos níveis de estoque;
  • 10% –20% de aumento na satisfação do cliente;
  • 10% –12% de redução nos dias de estoque;
  • 10% –15% de redução no estoque;
  • Redução de 10% a 12% nos custos totais com logística;
  • Redução de 3% –5% nos custos de planejamento da cadeia de abastecimento;

Tomar decisões sobre manter o negócio atual e planejar uma estratégia futura em paralelo são e continuarão a ser por muito tempo parte dos sonhos e pesadelos de muitos CEOs. No entanto, certamente, olhar os casos de sucesso sem reinventar a roda e adotar as melhores práticas de mercado são os caminhos menos penosos para os bons gestores de empresas. Apesar de parecer óbvio, é sempre bom relembrar que o futuro começa pela boa administração do presente.

Por Franklin Lima, Diretor.