O que o CIO ganha com a implantação de SAP na modalidade SaaS

Durante muito tempo, o CIO foi visto como um profissional puramente operacional. Responsável pela compra de hardwares e softwares, e também pela sua implementação, manutenção e segurança. No entanto, há alguns anos, o papel deste profissional vem mudando. E graças (também) à cloud computing.

Hoje, os CIO são protagonistas das estratégias de computação em nuvem e ocupam uma posição muito mais tática dentro da empresa. Este é o caso, por exemplo, da Simone Vassallo, CIO há três anos do Grupo Daudt, empresa do ramo farmacêutico que está no Brasil desde 1882.

“O Grupo Daudt, ao obter os serviços do SAP na nuvem, proporcionou-me melhor aproveitamento de tempo na área estratégica devido ao fato de termos contratado os recursos da infraestrutura de TI em um Data Center do fornecedor em que não preciso me preocupar com a rotina diária do mesmo. Passei a não ter nenhum tipo de preocupação com instalação, além de não haver investimentos com atualizações e manutenções da mesma. Com isso, tenho tempo para ser uma profissional generalista. Hoje, contribuo em novas áreas de negócio. Por exemplo: lançamentos de novos produtos, unindo os recursos das áreas de marketing e custo; acompanhamento do desenvolvimento do produto junto à produção, com métodos ágeis de gestão de projetos estratégicos de alto nível. Assim como consigo estar antenada às novas tendências tecnológicas e anteceder a concorrência”, explica a CIO.

Quer saber mais sobre os ganhos práticos para um CIO que opta (junto ao CEO e CFO) por adotar um ERP SAP na modalidade SaaS? Assim como os benefícios, vantagens e ganhos quantitativos/qualitativos que Simone Vassallo, como CIO, e a Daudt tiveram com a adesão do ERP nessa modalidade? Então, confira a entrevista completa!

Por que SAP e por que SaaS?

“Optamos pela SAP devido ao valor de inovação contínua e também do seu valor agregado; pelo custo-benefício da expertise abrangente; pela agilidade de análise e pelo suporte na área de negócios. E, além disso, por atender a cadeia de Supply Chain”, afirma.

Já em relação à escolha da modalidade de licenciamento, Simone cita as vantagens decorrentes das atualizações constantes (todas as mudanças e aperfeiçoamentos do ERP são incorporados automaticamente, o usuário não precisa fazer nada); acessibilidade (o ERP pode ser acessado via internet, pelas mais diferentes plataformas, inclusive mobiles); segurança (os dados são armazenados na nuvem, sem risco de serem perdidos no caso de pane no hardware); e menor investimento (a utilização de um ERP na nuvem custa menos porque não é necessário comprar licenças e instalar o sistema em um data center local. Tudo é feito remotamente, com segurança e rapidez).

Vantagens para área de TI

“Cito cinco vantagens principais. Entre elas: redução dos investimentos em infraestrutura de TI e Data Center; Ganho em IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social Lucro Líquido) devido à apropriação direta dos valores destinados ao projeto; Mobilidade e praticidade no acesso; redução do tempo de implantação; qualidade nos relatórios e maior assertividade”, elenca.

Ganhos práticos

“Além das vantagens citadas acima, a implantação do ERP SAP possibilitou a empresa concentrar toda a operação em um único sistema, visto que antes os sistemas eram distintos para determinadas áreas da empresa. Com isso, obtivemos muito ganho de tempo”, constata.

Além disso, Simone reforça a questão da qualidade e segurança da informação, assim como a redução de custos.

Resultados qualitativos e quantitativos

“Os resultados qualitativos foram: maior segurança e qualidade nos fechamentos contábeis; melhor performance e integração dos processos da planta; ganho de tempo dos processos e tempo de integração da informação. Já os quantitativos: possibilidade de maior detalhamento nos relatórios de todas as áreas; qualidade e assertividade das informações; velocidade na integração da comunicação com bancos”, pontua.

De maneira geral, a principal conquista como CIO de ter um ERP SAP na modalidade SaaS para Simone foi “inovação, análises rápidas e mobilidade. Tudo em tempo real garantindo a assertividade dos resultados nas áreas de negócio e redução de tempo e dos investimentos necessários na área de sistemas”, finaliza.

Interessou-se entre em contato com o nosso time de consultores, eles estarão à disposição.