Já ouviu falar sobre Sociedade 5.0? Descubra o que é

O mundo ainda está se adaptando aos desafios dos avanços para a Indústria 4.0. No entanto, o Japão já está pensando à frente: na Sociedade 5.0. Você já ouviu falar nessa expressão? É uma revolução que promete colocar o mundo ao nosso favor e reposicionar as tecnologias que criamos em nosso próprio benefício, visando melhorar a qualidade de vida. Ou seja, enquanto a Indústria 4.0 se centra, essencialmente, nas fábricas, a Sociedade 5.0 procura posicionar o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica.

A nova era da Sociedade 5.0 passa pela compreensão de que tudo no futuro estará conectado e que a sociedade terá que ser adaptável. E o Japão já começa a dar passos nesse sentido com planos concretos para uma profunda integração da tecnologia. De que forma? Investindo (e muito) em inteligência artificial, robótica, Big Data, em caminhões autônomos e em entregas com drones.

No entanto, ideia de Sociedade 5.0 vai além da busca por maior produtividade e eficiência dos processos com o auxílio de redes de internet, sensores e microchips. Trata-se sim da convergência de todas as tecnologias com o objetivo de facilitar a vida dos seres humanos. Ou seja, os sistemas inteligentes não serão considerados “inimigos”, mas, sim, aliados para resolver problemas como envelhecimento da população, limitação de energia elétrica, desastres naturais, segurança e desigualdade social.

Embora as pesquisas digam que com a chegada da Indústria 4.0 metade dos empregos atuais corre risco de desaparecer devido à revolução tecnológica, Yoko Ishikura, consultor independente do Fórum Económico Mundial, acredita que graças à Sociedade 5.0 eles vão sofrer apenas alterações. Mas, para isso, precisamos nos adequar a uma nova realidade: é essencial que comecemos a nos preparar para diferentes formas de trabalho, diferentes das que conhecemos hoje.

Chegou a hora de colocar os avanços que conseguimos na tecnologia com a Indústria 4.0 ao serviço da sociedade. Este será um benefício inigualável para pessoas e instituições e, claro, para as sociedades que implementarem este conceito.

São metas ambiciosas, porém que poderão fazer a diferença no modo como lidamos com a tecnologia e com o nosso dia a dia. Está curioso para saber como vai ser a humanidade na Sociedade 5.0? Nós também estamos. Enquanto este momento não chega, deixe seus palpites nos comentários.

A Engine também está sempre olhando à frente para novas tendências do mercado. Se você está em busca de uma solução de gestão empresarial que integre todas as áreas da sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.