SAP HANA: o que é

SAP HANA: o que é
Por Enginebr
0 Comentário

A ideia deste texto é explicar o que é o SAP HANA, aprofundar um pouco no SAP S/4HANA – a solução oferecida pela Engine, em parceria com a SAP – e mostrar como a solução facilita a vida dos gestores e quais os benefícios de se ter processos automatizados no contexto da Indústria 4.0.

Muitos gestores ou líderes das organizações têm dúvidas em relação a isso, uma vez que o “HANA” evoluiu com o passar dos anos e teve o seu conceito atualizado. HANA é uma sigla para “High Performance Analytic Appliance”, algo que pode ser traduzido como “ferramenta analítica de alto desempenho”. 

Quando o HANA surgiu, em 2011, a tecnologia tinha o objetivo de ser utilizada em aplicativos analíticos e que processavam muitos dados ao mesmo tempo. Ferramentas, como as de Big Data, se beneficiaram disso. O primeiro produto a contar com o HANA foi o SAP Business Warehouse, que é utilizado para gerar e analisar relatórios. 

Em 2013, o SAP HANA evoluiu, uma vez que o os algoritmos dos dos mecanismos de cálculos programados (ABAP) começaram a ser implantados no banco de dados. A tecnologia in-memory é uma peça importante para as novas infraestruturas de TI. 

O SAP Business Suite é um software que abriga todas as áreas relevantes da empresa, como as finanças, a logística e os processos do cliente. Assim sendo, a tecnologia se estabeleceu como uma plataforma, possibilitando que novos aplicativos fossem criados. Tudo para gerar mais facilidade para os usuários.

À essa altura, o SAP HANA já oferecia análise de texto, ferramentas para análises preditivas, data mining e motor de busca geoespacial. Em outras plataformas, era necessário integrar softwares adicionais para contar com esses serviços, enquanto a plataforma SAP HANA já os incluía.

O SAP HANA passou então a investir em Machine Learning. Isso quer dizer que a plataforma começou a ter a capacidade de aprender com os dados que administra. Em 2015 surgiu o SAP S/4HANA, que possibilitou processos ainda mais simplificados, auxiliando as empresas em procedimentos diversos, como a transformação para economia digital. 

Basicamente, o ERP SAP S/4HANA se tornou a 1ª solução realmente completa desenvolvida e otimizada com base no SAP HANA. É uma plataforma aberta e, de tal modo, podem surgir aplicativos adicionais que forneçam novas soluções, para atender a demandas específicas.

Já existem mais de 70 aplicativos que foram desenvolvidos tendo o SAP HANA como base, como o SAP Fraud Management: desenvolvido para detectar fraudes; o SAP Smart Business Cockpit: ferramenta para geração e análise de relatórios de vendas e pagamentos; e o SAP Customer Activity Repository: aplicativo para o comércio varejista, em que se pode analisar o histórico de compras dos clientes a qualquer momento e assim oferecer promoções personalizadas.

Outro marco importante para o sistema HANA é a Cloud Platform, que torna possível acrescentar aplicativos adicionais ao núcleo padronizado. Além do mais, a quantidade de aplicativos personalizados aumenta. As companhias podem desenvolver aplicativos independentes com base em SAP HANA.

O SAP HANA Cloud Platform é operado pelas organizações, nos próprios centros de processamento de dados da SAP. A plataforma de serviço conta com recursos como os aplicativos Java, soluções desenvolvidas para smartphones e tablets, integração de aplicações em nuvem.

Em outros sistemas, os add-ons in-memory ainda precisam copiar os dados processados na memória de trabalho. Para a SAP isso não é necessário, uma vez que o processamento de dados transacionais e analíticos ocorre de forma simultânea. Sempre que um lançamento é feito no sistema, as atualizações ocorrem de imediato. Assim, se evitam problemas, como dados conflitantes em diferentes áreas da empresa, dados transacionais e analíticos provêm de uma única fonte.

A geração de banco de dados no centro faz com que o SAP HANA seja o ideal para que as empresas se transformem digitalmente. Uma infraestrutura de TI ágil, aberta e segura é necessária na era da Nova Economia Digital. Logo, novas soluções poderão ser desenvolvidas e facilmente absorvidas, fazendo com que a organização se torne ainda mais inteligente.