CIO no centro da Transformação Digital: três frentes prioritárias para chegar lá

O papel do CIO nas empresas mudou (e muito) com o passar dos últimos anos. Hoje, eles são muito mais estratégicos; menos operacionais. E é diante deste cenário que os CIOs passaram a ser fundamentais na Transformação Digital das empresas e, claro, em como colocá-la em prática no dia a dia.

Mas, por que o CIO? Porque ele pode entender e potencializar a importância da Transformação Digital. Afinal, possui as capacidades e habilidades para promover a implementação dos projetos em todos os processos de negócios, na cadeia de suprimentos e no relacionamento com os clientes.

Três frentes prioritárias

De acordo com diferentes pesquisas da IDC, o CIO na América Latina tem três questões-chave no topo de suas agendas para trabalhar nos próximos anos. São elas: impulsionar os negócios digitais, implementar as tecnologias que aceleram as mudanças na organização e apoiar o desenvolvimento das capacidades de inovação da empresa.

Essas iniciativas precisam ser apoiadas pelas Tecnologias de Informação com sistemas de nuvem, mobilidade, inteligência artificial e outras soluções inovadoras. Mas, claro, sem esquecer a necessidade de atualizar e reforçar o backoffice, de forma a suportar as soluções e poder explorar os dados para a geração das novas linhas de negócio.

É aí onde o ERP inteligente na nuvem se posiciona como uma das alternativas mais adequadas para acelerar mudanças na infraestrutura tecnológica. Afinal, ele tem a maior inteligência na gestão de processos, e elementos de Machine Learning para antecipar as possíveis mudanças exigidas pelas empresas e facilitar o gerenciamento de tecnologia.

O novo CIO

O CIO de hoje em dia deve abandonar a imagem de gerente focado na tecnologia para se tornar líder da mudança. Ou seja, passar a fazer parte do corpo estratégico da empresa, aprendendo mais sobre os detalhes e processos de negócios e sobre a situação da indústria e do mercado. E, dessa forma, apoiar a Transformação Digital.

Vale dizer que a Transformação Digital significa novas maneiras de fazer negócios com competências digitais, onde os diretores de TI são chamados a assumir um papel de liderança e definir um plano estratégico que impulsione as novas capacidades, desenvolvimento e oportunidades das empresas dentro da competência da economia digital.

A Engine, parceira SAP, oferece soluções que ajudam na Transformação Digital da sua empresa. Confira nossos produtos e aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores.