O que é necessário que o CEO e o financeiro da sua empresa saibam sobre TI?

Por Enginebr
0 Comentário

ceo financeiro

A tecnologia digital transformou o modo como as empresas veem o ramo de TI: a área deixou de ser apenas um apoio e passou a ser a mola propulsora de muitos negócios. Esta mudança é o que hoje os especialistas chamam de “a terceira plataforma de TI”. Um momento em que conectividade extrema, capacidade de ampliação tecnológica sem limites e inúmeras combinações em aplicações e equipamentos protagonizam as relações sociais e o business em geral.

Atualmente, tanto a alta cúpula das empresas, encabeçada pelo diretor geral (o CEO), quanto a área financeira tem uma grande oportunidade na área de dados corporativos. Eles são uma excelente fonte para tomar decisões, estruturar estratégias e colocar planos de ação em prática.

Abaixo, confira um panorama sobre a transformação digital, as principais tecnologias e como os CEOs e gestores de finanças podem participar deste processo.

O cenário

De acordo com um estudo divulgado pela IDC, a América Latina é uma das regiões que mais está investindo em tecnologias da terceira plataforma no meio corporativo, sendo o Brasil o carro-chefe deste movimento. Ou seja, mesmo com a crise, produtos e serviços baseados na computação em nuvem (big data, mobilidade, internet das coisas, realidade aumentada) ganham força no mundo corporativo.  

Principais soluções

Uma tecnologia que ganha destaque é a Cloud Computing. Este modelo de serviço, no qual os dados são armazenados, controlados, gerenciados remotamente e disponibilizados aos usuários pela internet, revolucionou o mercado. Conheça algumas das variações:

Cloud Server: funcionam quase da mesma maneira que os servidores físicos, mas as funções que fornecem podem ser muito diferentes. Ao optar pela nuvem, as empresas estão, na prática, alugando um espaço em um servidor virtual. Com isso, podem fazer pagamento por hora, dependendo da capacidade necessária, por exemplo, o que dá maior controle de custos e evita desperdícios (gastos com as horas não utilizadas).

Cloud Backup: é uma estratégia de segurança de dados pelo envio de uma cópia por meio de uma rede de propriedade pública ou de um servidor off-site. Normalmente, o servidor é hospedado por um provedor de serviços, que cobra uma taxa com base na capacidade, largura de banda ou número de usuários.

Data Center Virtual: é um conjunto de recursos de infraestrutura em nuvem, projetado especificamente para as necessidades da empresa que inclui computação, memória, armazenamento e banda larga.

CEOs e gestores de finanças x transformação digital

  • Desapegue da cultura tradicional do controle interno (a infra de TI ao alcance dos olhos, em um espaço físico dentro da empresa). Há uma quebra de paradigmas que precisa ser vencida para que toda a organização passe a aceitar o novo sistema
  • Amplie a capacidade analítica dos gestores que ainda não estão ambientados com a tecnologia digital. Apenas investir em soluções para administrar, armazenar e gerenciar dados não é o suficiente. É preciso saber como explorar melhor os dados do negócio, assim como os da concorrência e de outras fontes que podem se transformar em informações relevantes para a tomada de decisões, aproximação com os clientes, criação de produtos e serviços etc.
  • Não pense que computação em nuvem requer um alto investimento. Pelo contrário, ela reduz custos, afinal, o financeiro de uma empresa consegue controlar melhor os gastos em TI quando conta com um data center virtual, por exemplo. Isso porque o modelo de contratação e utilização do serviço fornece uma previsibilidade de gastos e permite negociações baseadas nas necessidades reais do negócio.
  • Não acredite que migar para a nuvem é um processo demorado. Em comparação com o modelo tradicional de implementação de um data center, por exemplo, a nuvem elimina a complexidade, corta etapas e evita lentidão na operação. Isso porque o provedor se encarrega de toda a parte técnica e entrega, imediatamente, o data center virtual como um serviço para ser acessado pelos usuários autorizados.

Quer adequar a sua empresa à transformação digital? Pergunte-nos como! A Engine possui a expertise para que o seu negócio passe a adotar as novas tecnologias da Era Digital.

Fonte: Infolink