O futuro do CIO: menos operacional e mais estratégico

Este ainda novo cenário de Transformação Digital demanda a reinvenção de algumas carreiras, entre elas a de CIO. Não tem como negar: o perfil deste profissional mudou e, hoje torna-se imperativo que mesmo os especialistas mais experientes busquem maneiras de desenvolver as novas competências exigidas pelas organizações.

Nesse contexto, é importante ressaltar que, à medida que a tecnologia ganha influência nos negócios, os CIOs precisam ir além de suas especializações em TI, assumindo novos papeis e funções no cenário corporativo. Mais do que uma posição da área técnica, este é um cargo cada vez mais estratégico também no que diz respeito ao sucesso das empresas em temas como inovação de produtos, segurança e controle interno das organizações.

Isso quer dizer, portanto, que os líderes de hoje em dia precisam agir de maneira assertiva, garantindo o equilíbrio e a eficiência dos recursos necessários para o funcionamento de todo o ecossistema de negócios de suas companhias. Sendo assim, os profissionais devem investir em ações que os ajudem a analisar quais são as opções e caminhos disponíveis para compreender as novas ferramentas e estruturas de tecnologia e, ao mesmo tempo, descobrir como aplicar esses recursos no dia a dia das empresas.

Quer saber mais sobre este novo perfil de um CIO? Separamos algumas dicas. Confira!

Afinal, o que é um CIO estratégico?

De forma básica, é aquele que está no mesmo nível decisório dos demais C-level e que não os trata como seus clientes, mas como parceiros em busca de um objetivo comum. Afinal, o cliente do CIO estratégico é o mesmo dos demais C-level: são os que estão lá fora, comprando os produtos da companhia.

Pois bem, não basta mais você ser apenas um CIO operacional. Ou seja, que possui como principal papel automatizar os processos de negócio buscando ser mais eficiente e pelo menor custo possível e resolver os problemas técnicos na área de tecnologia. É preciso mudar a postura e, com isso, passar a ser uma peça fundamental na organização, agregar valor ao negócio e trazer eficiência à empresa.

Atividades de um CIO estratégico na prática

O CIO estratégico ajuda a desenhar as estratégias da corporação e não apenas fica em standby aguardando que as estratégias sejam definidas e que as ações operacionais lhe sejam designadas.

O CIO estratégico atua junto ao CEO e não apenas fala com ele pontualmente. Afinal, o CEO está no cerne das decisões estratégicas e, portanto, se a empresa considera que a tecnologia é estratégica, o principal parceiro nestas discussões deve ser o CIO.

O CIO estratégico é, portanto, aquele que a empresa considera seu principal estrategista digital.

A importância de um ERP completo

O CIO precisa do auxílio de uma boa solução de gestão empresarial para colocar em prática os insights adquiridos e passar a fazer parte do time estratégico da companhia. Somente com um ERP completo é possível ter alinhamento estratégico, entendimento e diagnóstico de processos, além de conseguir identificar a proposição de melhorias, otimizar a qualidade e a entrega de produtos e serviços, integrar pessoas e sistemas numa visão de processos e, com isso, alcançar a visibilidade do negócio, permitindo maior agilidade e dinâmica aos negócios atuais.

A união de um CIO estratégico e um bom ERP engloba uma mudança de cultura, comportamento, orientação ao cliente, redução de desperdício, gestão por indicadores e alinhamento estratégico.

Quer saber mais sobre essa solução? A Engine é especialista no assunto. Entre em contato com um de nossos consultores.