A importância de um cientista de dados na sua empresa

Não tem como negar: o cientista de dados passou a ser uma peça-chave na área estratégica das grandes empresas. Há quem diga que é a profissão do futuro, mas que já vem dando bons resultados agora, no presente. Basicamente, o trabalho deste profissional está diretamente ligado às tecnologias de Big Data. Ou seja, consiste em prover uma série de análises com o objetivo de converter as informações estatísticas em aplicações práticas que levem as empresas ao sucesso.

De forma mais aprofundada, um cientista de dados é o responsável por mapear grandes quantidades de dados, buscando soluções para desafios recorrentes nas empresas, criando procedimentos inovadores e procurando analisar as informações disponíveis a fim de que elas possam ser utilizadas diretamente em novas estratégias de negócios. Mergulhando na prática, este profissional tem a função de interpretar as informações técnicas e transformá-las em uma linguagem mais acessível para os especialistas de diversos setores estratégicos na empresa. O cientista de dados pode ter afinidades com variadas linguagens de programação e ter contato direto com as equipes de TI para a obtenção desses dados, utilizando técnicas de Big Data Analytics para atingir esse objetivo.

A importância de um cientista de dados

Previsão: essa é a palavra que resume a importância de ter um cientista de dados na sua equipe. Esse profissional, por intermédio da análise de dados, consegue encontrar padrões em meio ao oceano de informações do Big Data. Trata-se de um conhecimento que pode auxiliar a sua empresa a fazer escolhas certas, reduzindo custos.

Além disso, esse profissional é capaz de diminuir a distância entre a sua companhia e os clientes, ajudando a traçar o perfil desses compradores para a equipe de marketing. Com esses dados em mãos e investimentos pontuais, o ROI (retorno sobre os investimentos feitos) da sua empresa aumenta.

Por fim, este profissional possui a capacidade de identificar novas tendências de mercado por meio da análise dos dados estatísticos. Essa também é uma oportunidade significativa para o aumento de lucros nos negócios, impactando diretamente os resultados das empresas.

Quer ficar por dentro de conteúdos que auxiliam a melhor gestão da sua empresa e coloca a sua indústria no radar da transformação digital? Continue acompanhando o nosso blog. Aproveite e entre em contato conosco caso haja alguma dúvida. Até a próxima!