Como empresas em crescimento se beneficiam com tecnologias inteligentes

tecnologia inteligente

No esforço de se adaptarem à economia digital, as empresas buscam formas novas e mais eficientes de impulsionar a receita, dar autonomia aos colaboradores e atender às necessidades dos clientes. E elas atingem este objetivo por meio de tecnologias inteligentes. Como? Ao aproveitar seus ativos de dados, recursos avançados e a automatização de processos. Assim, incorporando a inteligência às suas operações.

Foi isso que a pesquisa feita pela IDC constatou. O estudo foi realizado com 1.957 empresas em crescimento do mundo todo para identificar os principais fatores associados ao sucesso dos negócios e progresso rumo a se tornarem empresas líderes digitalmente engajadas.

Vale ressaltar que há empresas de todos os portes trabalhando para se transformarem em “empresas inteligentes”. Muitas organizações (100 a 1.000 colaboradores) aproveitam recursos avançados de software, como inteligência artificial e machine learning, para superar seus concorrentes de grande porte. A agilidade e os processos atualizados podem fazer uma grande diferença.

Confira os benefícios que essas tecnologias inteligentes trouxeram às empresas digitalmente engajadas, em comparação às empresas tradicionais.

Resultados

  • Aumento de receita 8 vezes maior
  • Satisfação dos clientes 7 vezes maior
  • Aumento dos lucros 8 vezes maior
  • Produtividade de colaboradores 8 vezes maior

Além disso, essas empresas dão autonomia aos colaboradores para que se dediquem a tarefas de maior valor agregado, melhorem seu processo decisório, explorem novos modelos de negócios e alcancem suas metas.

Diante deste resultado a recomendação é que as empresas invistam em tecnologias inteligentes, inteligência empresarial, talentos e práticas associadas.

CEOs foquem em:

  • Agilidade: Invista em uma arquitetura de tecnologia flexível que permitirá a execução de operações contínuas, bem como análises e inovação integradas.
  • Autonomia de inovação: Trate a inovação como uma competência. Encoraje, promova e recompense a inovação quando utilizada pelos colaboradores.
  • Dados como ativos: A excelência em gestão e análises de dados não é suficiente. Invista em talentos, tecnologia e processos que resultem em dados acionáveis para os tomadores de decisão.
  • Comunicação e a colaboração: Assegure que toda a sua força de trabalho (interna e externa) entenda claramente os principais dados, métricas e KPIs. Um dos pré-requisitos para o sucesso das iniciativas impulsionadas por dados é que a empresa toda utilize a mesma linguagem.
  • Tecnologias modernas avançadas: As novas tecnologias, como inteligência artificial/machine learning (IA/ML) e a Internet das Coisas (IoT), serão a base das plataformas de transformação digital do futuro. Procure tecnologias com esse tipo de inteligência incorporada. Você não precisa desenvolver tudo sozinho(a).
  • Patrocínio da transformação digital: A transformação digital não é apenas mais um projeto de tecnologia. É uma jornada longa que ajudará sua empresa a prosperar por muitos anos. Assim, os executivos com capacidade de influenciar a empresa toda devem liderar a iniciativa.

A Engine pode ajudar a sua empresa nessa jornada de transformação digital e empresa inteligente. Confira nossas soluções e entre em contato com um de nossos consultores.