Como seguir construindo pontes de sucesso entre o TI e as áreas de negócio?

Por Enginebr
0 Comentário

Para seguir cultivando um relacionamento ainda melhor entre a equipe de TI e as das áreas de negócio, o consultor de gestão Bruce Piasecki falou ao site CIO dicas importantes para manter a sinergia entre os setores:

Sempre treinar os funcionários para colaborarem e manterem-se responsáveis mutuamente. Naturalmente, é importante manter a contratação de pessoas colaborativas, ao invés das individualistas. Atualmente na economia global, os executivos precisam tomar decisões rápidas, e desempenhar um papel essencial ao criar uma cultura de eficiência e execução alinhadas.

Os encarregados de TI levam o estigma de não serem particularmente colaborativos. Reflita sobre o papel fundamental desempenhada pela Internet das Coisas, permitindo o alinhamento machine-to-machine: Para obterem sucesso, os departamentos de TI não podem ser tidos como unidades separadas ou isoladas. Isso exige um novo nível de pensamento, orientado para o trabalho em equipe.

Às vezes, sua equipe deve correr riscos para avançar. Isso exige que os líderes de TI se vejam como capitães, reconhecendo pontos fortes e fracos dos membros da equipe e executando planejamento em torno de suas habilidades.

Quando um departamento fica preso, seguindo e cumprindo regras inflexíveis, toda a empresa sofre. Então, qual a melhor forma de alimentar o desejo de colaboração e o espírito criativo dos profissionais de TI?

Não coloque todos os “ovos” na cesta de gestão de uma “estrela”. Ninguém domina todo o conjunto de habilidades necessário para liderar a condução de um projeto, do início ao fim, no atual ambiente complexo que encontramos hoje.

É mais inteligente trocar ideias frequentemente e recompensar os resultados da equipe. Isso tornará a troca de informações mais veloz, assim como o papel do CIO, particularmente, ainda mais importante para o futuro dos negócios.

Se as empresas usarem os ingredientes certos – reunir pessoas talentosas e desafiá-las em um ambiente onde a inovação espontânea pode acontecer –, os funcionários de TI e das áreas de negócio, juntos, conseguirão produzir excelentes resultados.

Fonte: CIO