Cinco sinais de que sua empresa precisa de um ERP classe mundial

Por Enginebr
0 Comentário

Sinais ERP_518x210pxA decisão de implementar um ERP é, geralmente, muito bem estudada (ou deveria ser). Se tomada de forma correta, a organização tende a colher muitos benefícios – novos recursos e funcionalidades, integração, ideias novas, revisão de processos, entre tantos outros. Mas identificar sinais que mostrem que é hora de trocar ou adotar um novo sistema de gestão não é tão óbvio como a matemática, onde dois mais dois são quatro. A seguir, veja quais são os indícios e se sua empresa se identifica com eles:

Perspectivas de crescimento – Sua empresa está com planos arrojados para crescer nos próximos anos? Então esse é um dos primeiros sinais de que você precisará ter uma ferramenta para ajudá-lo a colocar esses planos em prática. Para crescer é preciso organização, controle de custos e conhecimento pleno das operações da companhia. Você terá que entender a capacidade de entrega de todos os setores da sua empresa.

Aumento da complexidade – Conforme a empresa cresce, há um ganho de complexidade, mesmo que isso ocorra de forma não planejada. O volume de trabalho também aumenta e pode ser que você passe a ter ou já tenha problemas. Tente responder a essas perguntas: você consegue resolver seu plano de chão de fábrica? Tem problemas com a área de distribuição, controle de custos ou atividades de produção? Consegue medir e otimizar a eficiência? As respostas determinarão a necessidade de uma gestão mais sofisticada.

Em busca de um sócio/ investidor – Ter governança é sempre muito positivo para qualquer empresa comprometida com seus stakeholders. Mas podemos dizer que é essencial se a empresa possui um sócio, busca um investidor ou tem planos de abrir seu capital na Bolsa de Valores. Neste caso, um ERP classe mundial traz um conjunto de melhores práticas do mundo todo, inclusive de economias desenvolvidas e de locais em que determinada função (talvez a que você procura) seja mais importante.

Regulamentação – Alguns setores são fortemente regulamentados e exigem controles específicos. No caso do farmacêutico, por exemplo, a Anvisa  exige a rastreabilidade dos produtos (você precisa saber o lote da matéria prima que foi utilizado para  a fabricação do remédio que está na prateleira). O setor bancário precisa ter conformidade às regras de Basileia. E assim por diante. Além disso, as regras do jogo mudam constantemente. Para acompanhá-las e estar de acordo, só com um ERP robusto e flexível. É o seu caso?

Boa imagem para o mercado – Adotar um ERP que evolui junto com sua empresa e que será a plataforma para apoiar seu crescimento sem limites, de cara, passa uma excelente imagem para o mercado que tudo vê. Um SAP, por exemplo, empregado mundialmente, está associado à ideia de segurança, de maturidade, transparência e não só valoriza a empresa que o utiliza, como toda a cadeia. Portanto, se você quer ser bem visto no mercado, este é um sinal! Escolher um ERP classe mundial pode ser uma boa estratégia.

White paper frost & sullivan cloud computing