Cinco ferramentas para ajudar no planejamento estratégico da sua empresa em 2018

Por Enginebr
0 Comentário

planejamento1

O próximo ano já está batendo à porta. Por isso, este é o momento ideal para pensar em novos métodos de gestão, objetivos, metas e traçar o planejamento estratégico para a sua empresa em 2018. Planejar é um modo de tornar as tomadas de decisões mais certeiras. Ou seja: é saber o que fazer, onde fazer, como fazer e quem vai fazer. Basicamente, portanto, é ter um maior controle do caminho a ser trilhado pelo seu negócio.

Pensando em facilitar este processo, reunimos cinco ferramentas fundamentais (e gratuitas) para colocar o seu planejamento estratégico nos trilhos. Lembre-se: um bom ano começa com um bom planejamento. Então, confira as selecionadas.

Análise 360° de oportunidades de negócio 

Está com novas ideias para o próximo ano, mas não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? A Ferramenta de Análise 360° pode ajudá-lo a verificar se seu projeto é viável ou não, além de mostrar o tamanho de mercado, potencial de lucratividade e rentabilidade.

Matriz BCG

Matriz BCG auxilia o gestor a realizar uma análise periódica para melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e a avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforços para a manutenção. Com essa ferramenta é possível observar o ciclo de vida de um produto e, com isso, montar uma estratégia de vendas mais condizente com o cenário da empresa.

planejamento2

Análise SWOT

Fazer um diagnóstico completo da sua empresa é algo que precisa ser realizado anualmente. Com a Ferramenta da Matriz SWOT é possível aprofundar o conhecimento a respeito da sua organização e ter uma análise do contexto externo em que o seu negócio está inserido. De que maneira? Simples: vendo os pontos fortes e fracos; as oportunidades e ameaças. Com isso, é mais fácil traçar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.

Definição de metas

A definição de metas da empresa é um clássico desse período de planejamento. Com essa ferramenta, é possível ver mais claramente os objetivos do seu negócio, os números colhidos no ano anterior e os indicadores de meta para o ano seguinte.

As 5 Forças de Porter

Provavelmente, você já sabe que conhecer bem os seus concorrentes é importantíssimo, certo? Com a Ferramenta 5 Forças de Porter é possível fazer uma análise sobre os players do mercado, produtos e serviços e poder de barganha dos fornecedores e clientes. Dessa maneira, a sua empresa ganha uma visão mais abrangente do ambiente em que está inserido e de como pode tirar proveito da situação.

Neste momento de planejamento, que tal traçar novas estratégias para a gestão do seu negócio? A Engine tem as melhores soluções de gestão empresarial, com um modelo inovador e implementação rápida, além de pagamento mensal, sem investimento inicial. Saiba mais!