Carreiras de TI: 4 profissões que devem ganhar destaque até 2020

Por Enginebr
0 Comentário

Atualmente as empresas procuram automatizar grande parte das tarefas do dia a dia. E por isso, a pergunta que muitas pessoas se fazem constantemente é: seremos todos substituídos por robôs ou algo similar? A resposta é: não.

Vivemos um momento de economia dinâmica e em rotatividade, que ajuda a impulsionar ainda mais o avanço da tecnologia. Portanto, começam a surgir novas profissões e serviços que ninguém havia pensado antes.

Com a Era Digital, as funções ligadas à TI, experiência do cliente, design, arquitetura da informação e cultura organizacional ganham destaque e são profissões promissoras. Até 2020, aqueles que estiverem de olho nestes cargos podem dar um grande salto na carreira:

Analytics growth hacking

Este profissional entende da análise profunda de dados, compreende muito bem o uso de inteligência artificial, machine learning e big data, para chegar em uma tomada de decisão mais eficaz para os negócios. Considerado um novo perfil, deve entrar no “rol da fama de TI” daqui em diante.

Chief Culture Officer

Vai mostrar para chefes e aos cargos operacionais a importância de ter uma cultura que defina o DNA da empresa. Terá o feeling de deixar os negócios mais inteligentes e capazes de responder de forma direta às demandas do mercado. É a pessoa que não espera passivamente. Age e faz a diferença.

Designer especializado em customer experience

É o profissional capaz de tornar a experiência do cliente incrível de ponta a ponta. Uma espécie de mix de especialistas em design, arquitetura da informação, tecnologias e negócios. Ou seja, aquele que cria uma navegação fácil do consumidor quando ele busca qualquer atendimento.

Especialista de arquitetura em TI e APIs

Conhece muito bem APIs e microsserviços. O grande desafio das empresas é sair das grandes plataformas e partir para uma arquitetura disruptiva, que consiga criar novos aplicativos, capazes de serem integrados com sistemas inteligentes.

Fonte: Computerworld