O caso de sucesso do Grupo Daudt com o ERP SAP no modelo SaaS da Engine

O Grupo Daudt, sediado no Rio de Janeiro, é uma empresa do ramo farmacêutico que está no Brasil desde 1882. A companhia possui a solução de gestão empresarial SAP contratada via Engine no modelo de licenciamento SaaS e está muito satisfeita com a escolha. A fim de entender todo o processo de contratação, implantação e resultados deste ERP, conversamos com Eduardo Hirata, diretor financeiro do grupo. Confira a entrevista e o vídeo realizado.

Cenário anterior ao ERP SAP

De acordo com Hirata, o Grupo Daudt teve por 11 anos (2003 – 2014) o mesmo ERP. Ao final dessa jornada, a solução já tinha entregado toda sua capacidade no que diz respeito à gestão estratégica da empresa. “Estávamos em um bom momento na companhia, então, pensamos em reformular essa ferramenta. A ideia era que com essa troca o crescimento viesse de forma ainda mais rápida”, afirma o diretor financeiro.

A contratação do ERP no modelo SaaS

Em 2014, o modelo SaaS ainda não era tão difundido. No entanto, mesmo assim chamou bastante atenção ao Grupo Daudt devido aos menores custos dessa licença, em comparação ao On Premise. “Plano de implementação bastante reduzido, menor investimento inicial e rapidez na implantação. Tudo isso nos chamou bastante atenção e foram fatores preponderantes para escolhermos o SAP SaaS da Engine”, diz Hirata.

Com a escolha feita, veio a migração. “A migração exigiu retreinamento de toda base, requalificação dos usuários e também adequação de todo corpo diretivo. Essa mudança completa de mindset foi necessária para entender a solução como ela é: uma ferramenta estratégica para ajudar na tomada de decisões”, constata.

O projeto foi concluído em outubro de 2014 e foi, então, que o Grupo Daudt pôde começar a usufruir da solução e ver os resultados reais da ferramenta

Resultados

Logo no período pós-implantação o Grupo Daudt já percebeu alguns benefícios. “Nós tivemos ganhos de eficiência e de qualidade da informação. Mas, mais do que isso, a solução de gestão SAP Engine proporcionou à companhia uma mudança muito importante no que diz respeito ao compliance”, afirma.

E os resultados positivos não pararam aí. Hirata relata que as demonstrações financeiras da empresa começaram a ser auditadas em um tempo mais curto, de forma mais eficiente e com um número menor de discussões. Além disso, todo relacionamento bancário até então existente no Laboratório Daudt foi reforçado com informações mais precisas e com um detalhamento muito maior daquilo que estava sendo comunicado ao mercado.

“Se eu pudesse resumir em uma frase os benefícios que conquistamos com a parceria com a Engine e a implantação do SAP no modelo SaaS seria a conquista de um processo mais fluído, a geração de informações para tomada de decisões com confiabilidade e a eficiência de nossos processos”, diz Hirata.

ebook industria farmaceutica gestão futuro da indústria
Planos para o futuro

A solução implementada é essencial para o Grupo Daudt e, por isso, os planos para o futuro estão a todo vapor. “A ferramenta é utilizada de forma plena na área operacional e também na área de gestão da companhia. Diante disso, hoje, nós pensamos na migração para a plataforma S/4 HANA como uma forma de entregar melhor as informações estratégicas para decisão e gestão da companhia”, finaliza.

Aproveite e confira o depoimento em vídeo de Eduardo Hirata. Aperte o play!

 

Converse com um de nossos consultores sobre o modelo escolhido pelo Grudo Daudt. Saiba mais!