Não pôde participar do nosso webinar farmacêutico? Confira o que foi discutido

Nesta última quinta-feira, 09/11, a Engine e a SAP realizaram mais um webinar gratuito. Dessa vez, o conteúdo foi focado na Indústria Farmacêutica e teve como convidados Simone Vassallo, Gerente de TI com 19 anos de experiência e, atualmente, CIO do Grupo Daudt; e Ivan Alves, Diretor Geral do Laboratório Biochimico desde junho de 2016. Para mediar essa palestra virtual, Fernanda Emiliano, Diretora de Serviços da Engine.

Não conseguiu participar e quer saber os pontos altos do debate? Separamos para você. Confira!

Cenário da Indústria Farmacêutica

Mesmo diante da instabilidade econômica do Brasil, a indústria farmacêutica se destacou e continuou em constante ascensão no mercado econômico neste ano de 2018. Diante deste cenário favorável, o que podemos esperar de 2019? Para Ivan Alves é necessário ter cuidado. “Não estamos tentando prever como será 2019, pois consideramos tudo muito incerto. Portanto, o Laboratório Biochimico está sendo pragmático: fazendo um orçamento que caiba dentro da nossa empresa, não estamos antecipando nenhuma demanda que ainda não exista e estamos focando na base de cliente que já temos para melhorar a qualidade dos nossos produtos. Vamos devagar”, afirma. Já Simone Vassalo acredita em um cenário um pouco mais positivo. “Nós temos incertezas, claro. Mas, também temos boas tendências de estabilização e, com isso, de gerar um poder de venda um pouco maior”, pondera.

Desafios da Indústria Farmacêutica

Um dos grandes desafios da Indústria Farmacêutica é que ela é regulada. E este fato faz com que nada aconteça em um curto período de tempo, tudo demora demais. Para Ivan, logo de cara temos este primeiro desafio de enfrentar (no bom sentido) essa parte regulatória. Outra dificuldade é a área fiscal e de impostos, afinal, no Brasil, há mudanças constantes, o que traz muitos problemas. Por fim, o diretor geral do Biochimico elenca a parte de produtividade, pois os custos continuam aumentando e é necessário sobreviver a este cenário.

Novas tecnologias que estão transformando a Indústria Farmacêutica

A Indústria Farmacêutica brasileira ainda tem uma alta dependência de tecnologias estrangeiras. Apesar disso, algumas novidades globais já começam a aparecer no Brasil. Simone Vassalo cita duas importantíssimas: a Internet das Coisas (IoT) e a automação das máquinas. No fim, ambos os convidados concordam que a tecnologia na Indústria Farmacêutica contribui para a aceleração de projetos.

A Engine é uma empresa especializada em implantação de soluções de gestão e que tem como missão aumentar a competitividade e governança de seus clientes, sejam eles médias ou grandes empresas. Pioneira na implantação de soluções de negócio SAP no modelo SaaS e Cloud, a Engine oferece soluções que ajudam na transformação digital da sua empresa, por meio de um modelo inovador e de rápida implementação. Especificamente na área de Indústria Farmacêutica, possui grande expertise no ramo. Interessou-se? Fale com um de nossos consultores.