Saiba qual é o perfil de um gestor da indústria 4.0

Vivemos na Era Digital, a Indústria 4.0 não nos deixa negar. No entanto, apesar da tecnologia evoluir a passos largos, muitos profissionais não conseguem acompanhar o mesmo ritmo. Um deles é o gestor.

Pensando nisso, separamos como deve ser o perfil de um gestor para liderar a indústria 4.0, quais as habilidades e atributos necessários. Quer se atualizar, manter-se à frente e adotar um papel mais estratégico dentro da indústria? Então, confira!

Atributos de um gestor da indústria 4.0

Antes de mais nada, este profissional precisa ser atualizado. Ou seja, estar constantemente se informando sobre as inovações da área de TI, de conexão de sistemas e, claro, de gestão. Além disso, é importante que o gestor acompanhe a migração da empresa para a Indústria 4.0 e demonstre aos seus funcionários constância e conhecimento sobre o processo.

Habilidades de um gestor da indústria 4.0

Formação multidisciplinar

A formação multidisciplinar é fundamental, afinal um gestor da indústria 4.0 precisa ser completo. Para isso, é necessário entender de informática, TI, engenharia, sistemas, administração…

Capacidade de adaptação

A capacidade de adaptação é muito importante diante deste novo cenário tecnológico, já que há uma mudança muito grande no modus operandi da indústria. Se, antes, os equipamentos só eram programados para obedecer a ordens enviadas por um software, a partir de agora eles também emitirão informações do seu próprio ciclo de vida – o que significa que, antes mesmo de apresentar um problema, o gestor saberá que precisa fazer algum tipo de manutenção para não perder tempo de produção.

Uso da tecnologia

A quarta revolução industrial prevê que, da mesma forma que a internet está nos celulares com diversos aplicativos, ela chegue no chão de fábrica com alta eficiência. Diante disso, o gestor terá os equipamentos, as máquinas e ferramentas em geral conectadas em uma rede, o que permite a ele monitorar remotamente o trabalho que vem sendo desenvolvido.

Bom relacionamento

Como a tecnologia está transformando o chão de fábrica, é imprescindível que o gestor desenvolva habilidades de comunicação e bom relacionamento com os colaboradores. Isso porque é um momento de transição e muitos desafios.  Cabe ao gestor da Indústria 4.0 proporcionar ao ambiente esse clima saudável, necessário para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Fique por dentro das novas tecnologias e soluções empresariais para a sua indústria. Continue acompanhando nossos conteúdos e entre em contato em caso de qualquer dúvida!